quinta-feira, 27 de março de 2008

É sincero, caro amigo.

Como se conquista um amigo?
ou sendo mais específica...
como de adquire uma amizade sincera?

Me disseram várias fórmulas hj.
O primeiro me disse que para a amizade ser sincera memso é preciso conhecer bem.
ou seja, só pode ser amigo de verdade aquele que é de infância
porque esse você ja viu crescer, mudar... e certamente o conhece muito bem.
Mas você pode até ver alguém crescer e mudar, mas isso não significa conhecer, nem tampouco tem uma amizade sequer verdadeira.

Não satisfeita ouvi também outra opnião.
Afinal não pode se prender a ver as coisa por apenas um lado. Saber ampliar o campo de visão é um dom muito sábio, portanto use-o.

Disseram-me que para ser amigo de verdade tem que esses de colégio ou de faculdade.
Desses que se vê todos os dias e então se conhece bem.
Você vê tudo de perto, sabe quando está de bom humor... quando não dormiu direito... quando brigou com os pais... quando está de ressaca...
Isso é que é amigo de verdade! - exclamaram.
Mas amizade é só estar por perto? Ver algumas de suas atitudes...?

As opniões que me foram apresentadas, fazem até certo nexo e se adpatam a vida se seus respectivos protagonistas.

Mas não sei a resposta que procuro seja algo assim tão sistematizado, cauculado, preciso...
Tinha tanta friesa nesses depoimentos, havia ausencia de sentimentos, de espontaneidade, de carinho, de sinceridade... de vida mesmo sabe?
Senti falta dentre esses criterios de escolha para amigos, a afinidade... a casual e pura afinidade, a gratúita simpatia...
E não apenas por conveniencia de não ficar sozinho e ter alguém para conversar besteira, e julgá-lo amigo.

Quando tentava adaptar as minhas idéias aos depoimentos que a mim foram apresentados, me chegou uma opnião bem interessante. E de se certo modo bem... aconchegante e amiga.
O remetente da opnião era alguém que assumia ter poucos amigos.
Dizia que sua maioria era composta não por amigos de infância, e nem todos de limitavam ao círculo social escola/faculdade/trabalho, ele falava de amigos da vida.
Amigos esses que de fato foram conquistados... descobertos... escolhidos... predominados por algo maior.

" Confesso que não vejo com a mínima freqüencia alguns amigos que considerava de infância, esses mudaram muito e esqueceram que já dividi com eles bom tempo de minha humilde vida.
Os amigos que fiz colégio, ainda tenho alguns... não sei se por estar mais recente em minha vida. Afinal sou jovem e estou a poucos anos na universidade.
A maioria desses meus antigos amigos se separaram mesmo... cada um foi para um lado e quando os revejo casualmete, alegam que estão sem tempo, e que não podemos nos ver com tanta freqüencia, e que assim não podemos ser mais amigos...
Mas... a amizade se limita a essa freqüencia que pessoas se encontram?
Te respondo que não.
E uma grande prova disso são os meus amigos que considero realmente.
Esses de explicita afinidade e carinho.
Não os conheço desde que nasceram... tampouco vejo-os todo dia... e na verdade... alguns nem conheço a tanto tempo, mas o 'pouco tempo' que conheço já bastou para notar que maravilhosas pessoas são. E já fazem parte da minha verdadeira vida, não essa falsa apresentada pela sua mídia social.
Com esses meus amigos não precisei forçar nada, nem sequer mentir.
Já que, até então eram apenas meros desconhecidos, não devia nada a eles, e me dar bem ou não, não iria interferir tanto em minha vida...
Mas foi exatamente nesses momentos casuais que reconheci os meus amigos. Na espontaneidade quando só perguntei a hora e na resposta complementava um leve sorriso seguido de um bom dia. Ou na hora que vi você cantando uma música, cuja que pensava que ninguém conhecia tal canção, e de repente me encontrava cantarolando e completanto a letra que estavas cantando... nada forçado, tudo unido pelo acaso.
E foram esses amigos que escolho com o coração, e não com métodos, que me proporcionaram as melhores risadas, as melhores aventuras, as melhores alegrias, meus melhores conselhos... tudo porque era sincero.
Sincero como essa meu depoimento que exponho para você.
Aguardo uma resposta, e tenha um dia cor-de-laranja. "

Esse último foi irresistível responder, não é verdade?!
Já sou amiga dessa adorável pessoa.
Ela já pode contar comigo, com o meu sorriso, com a minha sinceridade, com a minha atenção, com a minha torcida pelos seus sonhos, pela minha vibração a cada vitórias, pode contar com lágrimas solidárias quando sentir dor... Essa pessoa pode contar com o meu amor, com a minha amizade.

E foi diante desses depoimentos vi que para amizade não se deve ter fórmulas, por ser amigo é algo que não se prevê. Amanhã você pode ser amigo de alguém que até então você nem tem idéia. E esse seu amigo de hoje, pode não seguir com você amanhã. Mas pelo menos foi seu amigo um dia, e espero que tenha sido sincero. Não dá pra tudo durar para sempre né? Seria egoísmo demasiado. Mas ao menos fique feliz pelo que existiu e pelas boas lembranças que guardas...

Sentimento tão simples, e tão... complexo.
O mais fácil é se contradizer, e cair em oposições. Apaixonates e irresistíveis contradições existentes na mais singela amizade.

Mas diante de tudo aqui exposto algumas observações são fundamentais:
É necessario conhecer bem um ao outro, assim como amigos de infância, onde se ve trasfomações e se vê o tempo seguir.
Mas seu amigo não precisa ser necessariamente: de infância.
É fundamental também uma certa convivência, como a que se tem na escola/faculdade/trabalho. É preciso passar por coisas juntos, aprender sobre momentos bons e ruins, sem que seu amigo seja necessariamente: de escola/faculdade/trabalho.
É preciso sinceridade, como quando tu não deve nada a ninguém, e acaba conversando sem compromisso com um desconhecido. Essa espontaneidade e liberdade atualmente tão esquecidas, é demasiadamente importante. Isso é fundamental, mas não é preciso que essa relação despreocupada seja necessariamente apenas com um até então desconhecido.

A amizade é mesmo o complemento de tudo isso,
é a junção do que é fundamental.
É paciência, conforto, carinho, afinidade, disponibilidade, sorrisos... lágrimas.
A amizade não complementa a vida.
A vida nasce na base da amizade.
Pois ela é fundamental para tudo, nem que seja para ter uma boa relação entre parentes, ou para conquistar um verdadeiro amor.

Enfim a amizade é fundamental para a sobrevivência humana.
Amizade é amor, é compaixão, é vida.

E sua secreta fórmula tem na base a sinceridade, os outros elementos você é que tem que acrescentar.
Sem que ninguém lhe diga.

Então não sou eu que vou lhe dizer hein?!

Abrace um amigo hoje.
E sinta-se por mim abraçado.

Um comentário:

Elis disse...

É em meio a essa complexidade que se consegue distinguir a simplicidade da amizade. Um sentimento disperso de exageros, excessos, que consegue sentir-se alimentado, por um simples abraço, ou um "estou contigo, amigo".

Lindo pequena, lindo.